Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Reposição de testosterona só funciona em doses suprafisiológicas

Alexandre Faisal

15/08/2014 13h51

 

A reposição do hormônio androgênico é muito popular entre as mulheres que querem aumentar a libido e ganhar massa muscular. Um ensaio clínico americano avalia se isso funciona 

Você usa (ou usaria) reposição  de testosterona para melhorar a libido  ?  Clique aqui para votar

          Os estudos sobre reposição do hormônio testosterona para mulheres na menopausa têm produzido resultados conflitantes para infelicidade de algumas mulheres que reclamam de declínio em várias áreas tais como sexualidade e desempenho muscular. Vale lembrar que as mulheres têm produção fisiológica de testosterona mesmo após a menopausa. No entanto, alguns estudos mostram benefício da reposição, mas nem sempre os riscos de longo prazo são bem estabelecidos. Outra dúvida refere-se à dose terapêutica da droga. 

          Pois bem, um ensaio clínico realizado em Boston e Los Angeles se propôs a determinar os efeitos dose-dependentes da testosterona sobre a função sexual, composição corporal, desempenho muscular e capacidade física em  mulheres histerectomizadas, com ou sem a presença dos ovários. Para isso 71 mulheres saudáveis, com idades entre 21 e 60 anos, na pós-menopausa e com baixos níveis de testosterona receberam inicialmente estradiol transdérmico por 12 semanas e depois foram sorteadas para receber injeções semanais por via intramuscular de placebo ou de formulações de 3 a 25 mg de enantato de testosterona durante 24 semanas. Foram feitas dosagens de testosterona sérica nos diferentes grupos. O resultado principal foi a avaliação sexual mensurada por escalas. Quanto aos resultados, as concentrações do hormônio aumentaram em todos os grupos proporcionalmente à dose usada, exceto no grupo placebo. Mais importante, houve melhora de diversos parâmetros sexuais, tais como desejo, excitação, freqüência da atividade sexual no grupo que recebeu altas doses da testosterona. Do mesmo modo, houve melhora da massa magra, capacidade física e força muscular apenas nestas mulheres, mas não nas mulheres que receberam doses mais baixas do hormônio.

          Os resultados são promissores segundo os autores, que, no entanto, advertem que apesar da baixa freqüência de eventos adversos no período do estudo, estudos de longo prazo são necessários. O alerta foca principalmente nos riscos cardiovasculares. Mas possivelmente isso se aplica aos riscos metabólicos e câncer. Como se vê, provar que apenas em doses altas ou suprafisiológicas a reposição de testosterona funciona, não chega a ser um resultado alentador para as mulheres que apresentam queixas sexuais. Talvez neste caso elas prefiram ficar com a segurança de uma sexual sem alegrias

(Huang et al. Testosterone dose-response relationships in hysterectomized women with or without oophorectomy: effects on sexual function, body composition, muscle performance and physical function in a randomized trial. Menopause  21(6): 612/62, 2014)

 

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal