Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Obesidade se associa com 17 entre 22 tipos de câncer

Alexandre Faisal

22/08/2014 13h53

 

Os impactos negativos da obesidade feminina (masculina também) sobre a saúde são bem conhecidos.  Um estudo inglês revela aspectos preocupantes da associação entre a obesidade e diversos tipos de câncer 

Você acha que as taxas de obesidade feminina no Brasil vão …… ?  Clique aqui para votar

        Em diversos países do mundo tem se observado um aumento progressivo e preocupante da obesidade. Inclusive no Brasil, onde metade da população já está acima do peso. E não serve de consolo que nos Estados Unidos apenas 1/3 das pessoas estejam com peso adequado. Pior ainda, são os impactos negativos da obesidade sobre a saúde, incluindo o risco de diversos de tipo de câncer. Para homens e mulheres.

        Uma pesquisa realizada no Reino Unido esclarece o tamanho deste problema após analisar dados de um grande banco nacional, o "Clinical Research Practice Datalink", que contém informações de diversos parâmetros de saúde. Os dados se referem ao período de 1987 a 2012. Mais de 24 milhões de pessoas foram incluídas no estudo, sendo registrados quase 167 mil casos de câncer. A obesidade, avaliada pelo Índice de Massa Corpórea registrado em data anterior ao surgimento do tumor maligno, foi a exposição de interesse. O resultado mais importante mostra que o aumento no IMC se associou com 17 dos 22 tipos de câncer. Segundo os autores, para cada aumento de 5kg por m2 no IMC há um aumento linear do risco de câncer de útero, vesícula biliar, rim, tireóide e leucemia. Para as mulheres eles também observaram aumento do risco de câncer de ovário e câncer de mama na pós-menopausa, embora estes tumores tenham sofrido influência de outras características individuais. Por outro lado, o aumento do IMC foi fator protetor para câncer de mama antes da menopausa. E de próstata também, para alegria de alguns homens que estão fora de forma. A mensagem dos pesquisadores é que 41% dos casos de câncer uterino e 10% ou mais dos casos de tumores malignos da vesícula, rim, fígado, intestino pode ser atribuído ao excesso de peso.

         A explicação para este impacto negativo da obesidade não é bem definida e a heterogeneidade dos efeitos do peso excessivo sugere que diferentes mecanismos podem estar associados ao surgimento dos diferentes tipos de câncer em diferentes subgrupos de pacientes. Entre eles são citados as alterações no metabolismo hormonal, particularmente no que diz respeito à insulina, fatores de crescimento semelhantes à insulina e hormônios sexuais, assim como as adipocinas, que são proteínas secretadas pelo tecido adiposo. Até que novos estudos esclarecem este percurso fisiopatológico, a recomendação é evitar a obesidade e manter a linha. É o tipo de recomendação que a maioria das mulheres deseja respeitar.

(Bhaskaran K et al. Body-mass index and risk of 22 specifi c cancers: a population-based cohort study of 5・24 million UK adults. The Lancet, 2014)

 

 

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal