Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Uso da toxina botulínica melhora bem estar psicológico da mulher

Alexandre Faisal

23/09/2014 15h33

 

É  crescente o número de mulheres (e homens também) que se submetem a procedimentos estéticos. Uma revisão de estudos avalia se a toxina botulínica realmente melhora o astral da mulher 

Na sua opinião, os procedimentos estéticos melhoram o bem estar da mulher ?  Clique aqui para votar

         Em 2011, os americanos gastaram quase 10.4 bilhões de dólares num total de 13,8 milhões de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos eletivos cosméticos. Muitas pesquisas avaliaram aspectos psicológicos em pacientes que realizaram cirurgias cosméticas. E grande parte dessa investigação centrou-se na cirurgia para aumento das mamas. Mas de modo geral, estes estudos têm consistentemente mostrado que mulheres submetidas a esses procedimentos melhoram sua imagem corporal e seu astral.

         Mas será que isso se aplica aos procedimentos chamados de minimamente invasivos, entre os quais se inclui o uso da toxina botulínica ?. Vale lembrar que os tratamentos estéticos faciais são cada vez mais frequentes e raramente resultam em complicações graves.  Logo avaliar o impacto dos tratamentos faciais apenas pelas complicações médicas fica a desejar. Além disso, as mulheres que optam por eles querem mesmo é se sentir bem psicologicamente. Ou quem sabe muito bem. Uma revisão de pesquisas afins procurou dirimir esta dúvida. A boa notícia é que apesar da heterogeneidade das pesquisas incluídas, os resultados, em geral, apontam na mesma direção: existe associação entre melhora de diferentes parâmetros psicosociais e cirurgia estética facial. A má notícia é que os estudos são escassos e nem todos metodologicamente adequados. E nem sempre a comparação é possível entre eles.

         Mas pelo menos um estudo comprovava os benefícios dos tratamentos faciais para o bem estar feminino. Para concluir eles recomendam mais pesquisas na área. Ótima sugestão, mas parece pouco provável que as mulheres deixem de fazer seu botox facial só porque os estudos ainda não foram realizados

(Imadojemu et al. Influence of Surgical and Minimally Invasive Facial Cosmetic Procedures on Psychosocial Outcomes A Systematic Review JAMA Dermatol. 2013; 149 (11):1325-1333)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal