Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

10% das gestantes americanas usam medicamentos psicotrópicos

Alexandre Faisal

26/09/2014 15h36

Pregnant woman looking at pill bottle

 

O uso de medicamentos psicotrópicos durante a gestação é cada vez mais frequente. Um estudo com gestantes americanas portadoras de planos de saúde estima quais são as drogas mais consumidas 

Você ficaria à vontade para usar medicamento psicotrópico na gravidez ?  Clique aqui para votar

         Ao contrário do que muitos podem ingenuamente imaginar os transtornos psiquiátricos são igualmente comuns durante a gravidez. E muitos destes problemas são tratados com medicamentos psicotrópicos. Admite-se que ao longo das últimas décadas, os padrões de consumo destes medicamentos durante a gravidez tenham mudado radicalmente. Um estudo canadense avaliou o uso de diferentes tipos de medicamentos psicotrópicos, tais como antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos e psicoestimulantes durante os 3 trimestres da gravidez. As informações forma obtidas de um grande banco de dados que cobre uma população de 70 milhões de pessoas e contém dados clínicos pessoais e informações detalhadas sobre prescrições médicas, internações e atendimentos ambulatoriais para todos os usuários de planos de saúde e de seus dependentes. Foram incluídas mais de 343.000 mulheres que deram a luz entre 2006 e 2011, das quais 10,3% foram medicadas com ​​um ou mais medicamentos psicotrópicos durante a gravidez.

          A taxa de utilização de medicamentos psicotrópicos não variou muito entre 2006 e 2011 e os medicamentos psicotrópicos mais usados ​​foram os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (5,1%) e benzodiazepínicos (3,9%). Entre as gestantes usuárias de psicotrópicos, o diagnóstico psiquiátrico mais comumente associado foi depressão (25,0%), seguido de transtornos de ansiedade (24,4%). Cerca de 1,6% das mulheres usaram mais de 1 remédio ao mesmo tempo. O uso deste tipo de medicação pode assustar muitas gestantes e seus parceiros, mas a questão não é simples. Gestantes com problemas emocionais podem adotar comportamentos de risco na gestação e apresentam, também, maior risco de complicações obstétricas, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascer e depressão puerperal, que pode prejudicar os cuidados do bebê, justamente, nos primeiros meses de vida. Por outro lado, existem evidências, ainda que conflitantes, da associação entre uso de determinadas drogas e malformações fetais cardíacas e pulmonares. Claro, que isso varia segundo a medicação, a dosagem empregada e a época de administração na gestação. De modo geral, para citar o exemplo da depressão, a recomendação é avaliar cada caso individualmente, reservando o tratamento medicamentoso para os casos mais sintomáticos e aqueles que não melhoraram com psicoterapia.

           O consumo de drogas psicotrópicas na gravidez é cercado de tabus e desinformação, o que interfere no trabalho do médico e prejudica as próprias mulheres. A pesquisa tem o mérito de revelar que o problema, de fato, existe e que só com novas pesquisas saberemos qual é a melhor opção. Para a mamãe e seu querido filhinho.

(Hanley et al. Patterns of psychotropic medicine use in pregnancy in the United States from 2006 to 2011 among women with private insurance, BMC Pregnancy Childbirth. 2014,22;14:242. )

 

 

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal