Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Acne grave na adolescência se associa com maior risco de endometriose

Alexandre Faisal

31/10/2014 14h50

 

A acne afeta a vida de muitas adolescentes, enquanto endometriose interfere com a vida reprodutiva de mulheres adultas. Um estudo americano mostra se existe associação entre acne grave na adolescência e endometriose. 

Quais sintomas da endometriose você conhece ?  Clique aqui para votar

         A endometriose é uma doença crônica caracterizada pela presença de endométrio, a camada mais interna do útero, fora da cavidade uterina. Ela afeta 10% das mulheres e é a terceira principal causa de internação ginecológica nos EUA.  A endometriose resulta em infertilidade, dor pélvica crônica e dor nas relações sexuais. Alguns destes sintomas não se manifestarão até a adolescência, e algumas pacientes permanecem assintomáticas, por vários anos. O diagnóstico é muitas vezes tardio, com um intervalo de 6 a 12 anos a partir dos sintomas iniciais. Não se sabe exatamente a causa do problema, embora se conheçam fatores de risco, como, por exemplo, a história familiar.

         Pois bem, um estudo liderado por pesquisadores de Harvard, em Boston procurou avaliar se existe uma relação entre acne grave em adolescentes e endometriose. Os autores da pesquisa usaram dados de um conhecido estudo prospectivo, Nurses Health Study I, o estudo de coorte das enfermeiras americanas, no período de 1989 a 2009. Eles usaram dados de mais de 88000 enfermeiras, todas com idades entre 25 a 42 anos de idade. Dentre as participantes 8.5% referiram ter tido quadro grave de acne quando jovens. E, ao longo do estudo,  um total de 4 382 casos de endometriose por laparoscopia foram confirmados. Na comparação com as mulheres sem história de acne grave na adolescência, as mulheres que tiveram acne grave tinham um risco 20% maior de endometriose. E este risco não se modificou após controle de diversas variáveis, incluindo o tratamento com drogas antiacne.

         Para explicar este achado surpreendente os autores recorrem à explicação genética. A hipótese de que a acne grave em adolescente está associada com aumento do risco de endometriose baseia-se no fato de que ambas as doenças de caráter hereditário têm traços genéticos localizados proximamente numa região do cromossomo 8q24. Mas eles também não descartam a explicação hormonal como a influência do estrógeno. A serem confirmados estes resultados, a proposta é considerar a acne grave, em adolescentes, como um biomarcador capaz de ajudar na prevenção e detecção precoce da endometriose. É incrível imaginar que cientistas tenham descoberto para a acne alguma utilidade.

(Xie et al. Severe teenage acne and risk of endometriosis. Human Reproduction, 2014)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal