Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Estilo de vida saudável reduz mais de 70% risco de cardiopatia feminina

Alexandre Faisal

06/03/2015 17h29

A adoção de estilo de vida saudável não é a regra entre as mulheres. Um estudo americano avalia o potencial de redução da doença coronariana entre mulheres jovens que adotam estilo de vida saudável 

Veja quais dos comportamentos saudáveis você adota.  Clique aqui para votar

         As taxas de mortalidade por doença coronariana (DC) nos Estados Unidos caíram nas últimas décadas. No entanto este declínio não foi tão evidente entre as mulheres jovens. De fato, a taxa de mortalidade por DC cresceu 1.3% ao ano, nas mulheres de 35-44 anos, entre 1997 e 2002. Autores americanos se questionaram se há potencial para novas reduções nestas taxas de mortalidade entre as mulheres jovens por meio de mudanças no estilo de vida. Para isso, eles realizaram estudo objetivando estimar a proporção de casos de DC e da presença de 3 fatores de risco para doença cardiovascular (DCV) (diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia) entre as mulheres jovens que podem ser atribuíveis a estilo de vida pouco saudável. E eles têm respostas muito interessantes. Os pesquisadores usaram dados da coorte de enfermeiras americanas ("Nurses' Health Study"), de 1991 a 2011. 

         Foram avaliadas mais de 88900 mulheres com idades entre 27 e 44 anos. Estilo de vida saudável foi definido como não fumar, índice de massa corporal normal, a atividade física ≥ 2,5 h / semana, ver televisão ≤ 7 h / semana, a dieta adequada e consumo de álcool menor que 15 g de álcool por dia. Durante 20 anos de follow-up, surgiram 456 casos novos de DC incluindo casos de infarto do miocárdio fatal e não fatal. Os resultados mostram que índice de massa corporal saudável, prática de exercícios e dieta saudável se associaram significativamente com menor risco de DC. Mais importante é que cerca de 73% dos casos de DC foram atribuídas a estilo de vida saudável pouco saudável. Da mesma forma, o estilo de vida não saudável foi responsabilizado pela presença de fatores de risco para DC em 46% das vezes. A pesquisa mostra que adoção de 6 práticas saudáveis relacionadas ao estilo de vida tem o potencial para reduzir bastante problemas cardíacos. Mas não só isso, já que segundo muitos outros estudos, o benefício se aplica a outras patologias graves, tais como derrame e câncer. Mais um dado favorável ao estilo de vida saudável: a sua adoção também é útil para as mulheres que já apresentam hipertensão ou colesterol alto. Nada de achar que neste caso a saúde já era. Pelo contrário.
         E se estas recomendações valem para mulheres jovens, com menos de 44 anos, possivelmente são válidas para mulheres na meia idade e idosas.  Mas convenhamos, são recomendações que valem para todos os que curtem a vida. 

(Chomistek et al. Healthy Lifestyle in the Primordial Prevention of Cardiovascular Disease Among Young Women. Journal American College Cardiology 6 5(1), 201 5).  

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal