Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Doença celíaca não compromete fertilidade feminina

Alexandre Faisal

17/04/2015 15h03

A doença celíaca caracterizada pela intolerância ao glúten afeta a qualidade de vida de muitas mulheres. Um estudo inglês avalia se ela também interfere na fertilidade feminina. 

Você conhece os sintomas da doença celíaca ?  Clique aqui para votar

Doença celíaca, caracterizada por intolerância ao glúten, acomete 1% da população, com predomínio de casos diagnosticados entre as mulheres. A sintomatologia inclui dores abdominais, cólicas e quadros de diarréia, sempre associada ao consumo intenciona ou inadvertido de produtos com glúten. Além do prejuízo da qualidade de vida, muitas mulheres se preocupam já que estudos têm associado a infertilidade com a doença celíaca. As explicações variam: déficit nutricional de zinco ferro, selênio, ácido fólico decorrente da má absorção nutricional; baixos níveis de leptina e menor tempo de vida reprodutiva, em função da menarca tardia e menopausa precoce. No entanto, estas são hipóteses e muitas das conclusões são baseadas em estudos pequenos e com amostras selecionadas de mulheres.

          Tudo isso somado, permanece a dúvida: mulheres com intolerância ao glúten tem também problemas de fertilidade ?. Pois bem, pesquisadores do Reino Unido realizaram um estudo de base populacional sobre a relação entre infertilidade e doença celíaca. A partir das análises de um grande banco de dados populacional do serviço de saúde, eles identificaram  mais de 2.420.000 mulheres, no período de 1990 a 2013. E comparam as taxas de fertilidade por idade entre as mulheres com e sem a doença celíaca diagnosticada. Quanto aos resultados, as taxas idade específicas de problemas de fertilidade nas 6506 mulheres com doença celíaca foram semelhantes às taxas observadas entre as mulheres sem a doença celíaca. E que isso não variou entre as mulheres, com doença celíaca, que haviam ou não recebido o diagnóstico.  O estudo ajuda a esclarecer uma questão até então controversa e, de certo modo, tranquiliza as mulheres que sofrem com a doença celíaca e também por isso se questionam sobre a capacidade de terem filhos.

          Em termos mais objetivos, a recomendação para casos de doença celíaca é não investigar problemas de infertilidade, a menos que existam critérios para isso. É uma ótima notícia para as mulheres celíacas que pretendem engravidar e para todas as pessoas, amigas e maridos que torcem por elas.

(Dhalwani NN, West J, Sultan AA, Ban L, Tata L,J, Women with Celiac Disease Present with Fertility Problems No More often than Women in the General Population, Gastroenterology (2014),

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal