Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Eficácia da pílula do dia seguinte para obesas é reduzida

Alexandre Faisal

25/06/2015 16h55

O uso da "pílula do dia seguinte" para contracepção de emergência é uma alternativa bem conhecida por muitas mulheres. Um  estudo francês avalia a eficácia deste método em mulheres com sobrepeso e obesas. 

Você conhece a eficácia da "pílula do dia seguinte" Clique aqui para votar 

          O uso dos métodos contraceptivos de urgência, mais conhecido na forma da "pílula do dia seguinte", é um alento para as mulheres, que por razões diversas, se deparam com o risco de gestação não planejada. E as razões incluem desde o esquecimento ou falha no uso do anticoncepcional à relação sexual inesperada. Ainda que sua eficácia não seja de 100%, é uma estratégia de última hora para evitar, legalmente, a gravidez. Mas será que a eficácia da contracepção de emergência depende do peso e do índice de massa corporal (IMC) da mulher?. Para responder esta intrigante questão, pesquisadores franceses agruparam dados de 2 grandes ensaios clínicos randomizados, multicêntricos, que procuraram avaliar a eficácia contraceptiva de emergência com o uso da droga Levonorgestrel.

          No total foram obtidos dados de 1.731 mulheres, dentre as quais ocorreram 38 gestações foram relatados. Os resultados mais importantes mostram uma diferença de eficácia entre as mulheres acima do peso e com peso normal. O mesmo achado foi observado para aumento do IMC.  A taxa de gravidez aumentou significativamente de 1,4% para o grupo de mulheres pesando entre 65 e75 kg a 6,4%  nas mulheres pesando entre 75-85 kg. Para aquelas acima dos 85 anos a taxa foi de 5,7%. Modelagem estatística demonstrou um forte aumento no risco de gravidez, ao redor de 6%, nas mulheres com 80 kg ou mais. Os autores da pesquisa chegam a afirmar que o risco de gravidez nas mulheres co maior peso eram semelhantes ao risco da mulheres que não usaram contracepção. A explicação para a queda de eficácia do método nas mulheres obesas pode estar relacionada as alterações metabólicas associada com a obesidade. No entanto, os reais mecanismos desta redução permanecem obscuros, ainda que este fato já tenha sido observado com outros tipos de contracepção hormonal, incluindo os métodos de longa duração, onde o esquecimento está fora de questão.

          E para complicar a questão ainda mais, também não se trata de uma possível dose insuficiente do hormônio usado na anticoncepção de emergência. Enquanto o mistério permanece, cabem aos pesquisadores novos desafios e, as mulheres, muita atenção com a atividade sexual desprotegida. Principalmente se elas estiverem acima do peso.

(Kapp et al.  Effect of body weight and BMI on the efficacy of levonorgestrel emergency contraception . Contraception 91 (2015) 97–104)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal