Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Gengibre é opção para alívio das cólicas menstruais

Alexandre Faisal

28/08/2015 16h02

Opções de tratamento não medicamentoso interessam (muito) as mulheres que sofrem com cólicas menstruais. Uma revisão de pesquisas afins mostra se o gengibre funciona nestes casos 

Você usa (usaria) gengibre para tratar a dor da cólica menstrual ? Clique aqui para votar

        Cólica menstrual é um "problemão" para muitas mulheres. Algumas sofrem por períodos limitados, outras, com menos sorte, sofrem a vida inteira. A dismenorréia primária ou cólica menstrual sem causa aparente é uma causa importante de prejuízo das relações sociais, de trabalho e da qualidade de vida da mulher que acaba buscando os mais variados tratamentos. Entre eles, os ditos tratamentos naturais ou não medicamentosos. Até porque os antiinflamatórios, apesar da eficácia comprovada sobre a dor, podem ter efeitos colaterais e riscos associados ao uso crônico. Mas será que o gengibre pode ser uma destas opções ?. Pois vem aí uma boa notícia.

         Uma revisão de estudos afins foi realizada por pesquisadores dos Estados Unidos e Coréia do Sul para avaliar a eficácia do gengibre no alívio da dor relacionada ao fluxo menstrual. Eles tentaram sintetizar os dados científicos atuais sobre esta modalidade de tratamento avaliando prioritariamente os resultados de 4 ensaios clínicos que usaram gengibre na forma de cápsulas na comparação com um tratamento placebo, nos primeiros 3 ou 4 dias da menstruação. A dose do pó de gengibre variou de 750 a 2000 mg. A melhora da cólica foi avaliada nestes estudos por meio de uma escala visual analógica, onde a participante podia mostrar a intensidade da dor com 1 ou outro tratamento. A meta-análise desses dados mostrou um efeito significativo na redução da dor no grupo que tomou gengibre. Uma redução significativa do risco de dor de 15%. A explicação pode estar no efeito na ação antiinflamtória do gengibre que age, a exemplo dos medicamentos halopáticos, suprimindo a produção de prostaglandina. Ponto para o gengibre que se já havia se mostrado efetivo em casos de dor associada à artrite reumatóide, osteoartrite, queimaduras e até dor lombar crônica.

        Antes que o gengibre seja promovido de status entre as mulheres cabe mencionar que o gengibre não funcionou como analgésico para outras patologias, tais como afecções musculares e merece, portanto, novos estudos. Outro ponto positivo é que o gengibre na dose de até 1.5 gr/dia parece ser bem seguro e bem tolerado pelo organismo. Pelo jeito vem aí um novo balsamo para as mulheres.  Viva o gengibre.

(Daily et al. Efficacy of Ginger for Alleviating the Symptoms of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Clinical Trials. Pain Med. 2015)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal