Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Antidepressivo é efetivo para tratar ondas de calor na menopausa

Alexandre Faisal

09/10/2015 16h04

Ondas de calor interferem com a qualidade de vida da mulher na transição para a menopausa. E nem todas podem (ou querem) repor hormônios. Uma metanálise avalia a eficácia de um antidepressivo (paroxetina) para estas mulheres 

Você é a favor ou contra a reposição hormonal na menopausa? Clique aqui para votar

         Sintomas vasomotores (SVM), caracterizados por ondas de calor e suores noturnos ocorrem em até 70% das mulheres na transição para a menopausa e estão associados à deficiência de estrogênio nesta fase da vida da mulher. A reposição hormonal é o método mais efetivo de tratamento e visa reduzir a frequência e gravidade dos sintomas. Mas por razões diversas, muitas mulheres não podem ou não querem repor hormônios. Neste caso o uso de antidepressivos, classificados como inibidores seletivos da recaptação da serotonina podem ser usados. Um destes antidepressivos, o mesilato de paroxetina recebeu, em 2013, do "US Food and Drug Administration" um parecer favorável para tratamento não hormonal dos SVM associados à menopausa. Desde então saíram alguns estudos avaliando este tipo de tratamento.

         Uma revisão de estudos procurou avaliar criticamente os dados clínicos disponíveis sobre a eficácia e segurança da paroxetina no tratamento de VMS em mulheres na menopausa. Resumo dos dados mais importantes: a Paroxetina usada por período de 6 a 12 semanas se associou com redução de 33% a 67% na frequência de ondas de calor. Esta redução foi bem menor no grupo de mulheres que usou placebo: 13 a 38%. A Paroxetina também se associou com reduções significativas na gravidade das ondas de calor. E melhor ainda, no estudo com seguimento mais longo, os benefícios do tratamento persistiram durante 24. E quando se trata de tratamento medicamentoso, sempre cabe avaliar os efeitos colaterais. Neste caso, a maioria dos efeitos adversos relatados foi considerada de baixa gravidade. A melhor tolerabilidade foi observada com doses mais baixas.

        Então está aí a confirmação de mais uma boa notícia. Para algumas mulheres menopausadas que sofrem com ondas de calor este tipo de antidepressivo pode ser uma solução alternativa. E quem sabe elas não melhoram apenas do calor, mas também do humor.

(Carroll, Lisenby, Carter. Critical appraisal of paroxetine for the treatment of vasomotor symptoms. Int J Womens Health. 2015 18;7:615-24.)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal