Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Sucesso na fertilização assistida pode ocorrer após várias tentativas

Alexandre Faisal

11/03/2016 13h59

Até quando tentar a fertilização assistida?. Um estudo realizado no Reino Unido avalia taxas de sucesso do tratamento levando em conta número de tentativas e idade das mulheres 

Quantas tentativas você faria para conseguir engravidar ? Clique aqui para votar

        Um grande drama que acompanha casais inférteis é a incerteza do sucesso da fertilização in vitro (FIV). O fenômeno que afeta os casais que vão tentar pela primeira vez é ainda mais evidente no caso da repetição do procedimento. Até quando tentar no caso de falha?. Pois bem, um interessantíssimo estudo britânico tem respostas alvissareiras para os casais que vivem esta situação. Pesquisadores das Universidades de Bristol e Glasgow procuraram determinar a taxa de nascidos vivos após fertilização in vitro (FIV) com estimulação ovariana, levando em conta o número de ciclos. Eles seguiram prospectivamente, até junho de 2012, 156 947 mulheres britânicas que receberam 257.398 ciclos de FIV, com estimulação do ovário, entre 2003 e 2010. Eles calcularam então as taxas de nascidos vivos por ciclo de FIV.

        As taxas acumuladas de nascidos vivos também foram estimadas. Vejamos os resultados: a idade média das participantes ao início do tratamento foi de 35 anos, e a mediana de duração da infertilidade foi de 4 anos. Considerando todas as mulheres, a taxa de nascidos vivos para o primeiro ciclo foi de 29,5%. A taxa de nascidos vivos cumulativa continuou a aumentar até o nono ciclo, com 65,3% das mulheres conseguindo parir por volta do sexto mês de tratamento. Para mulheres abaixo dos 40 anos de idade que usaram seus próprios óvulos o resultado era ainda um pouco melhor: 32% de sucesso no primeiro ciclo e 68% em até 6 ciclos. Já para as mulheres com mais de 42 anos a taxa de sucesso foi bem menor: menos de 4%.

       Os resultados encorajam os casais a tentarem mais de três vezes, um padrão meio habitual para este tipo de tratamento. Com esta publicação, a mensagem muda um pouco e o resumo da história é seja persistente, mas não se atrase para engravidar

(Simith et al, Live-Birth Rate Associated With Repeat In Vitro Fertilization Treatment Cycles JAMA. 2015;314(24):2654-2662) .

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal