Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Droga para aumentar libido feminina é questionada

Alexandre Faisal

14/10/2016 12h43

Resultado de imagem para drug for female arousal

 

A aprovação da Flibanserina, droga para aumentar a libido feminina, no ano passado, recebeu grande atenção da mídia e das mulheres. Pesquisadores holandeses publicam uma revisão sistemática que questiona o benefício da medicação

Você acha que é possível melhorar a libido feminina por meio de medicação ? Clique aqui para votar

         O lançamento e aprovação de algumas medicações para determinados problemas ou doenças causam grande expectativa nas pessoas que sofrem destas afecções. Um exemplo recente foi o lançamento, em agosto de 2015, da droga Flibanserina para o tratamento do desejo sexual hipoativo nas mulheres. Cercada de debates e cobertura da mídia, a droga tinha tudo para ser um "must" no tratamento da falta de libido feminino. Mas parece que não é exatamente isso que está ocorrendo. Uma revisão sistemática de estudos sobre a eficácia da droga for recentemente publicada e os resultados questionam os benefícios do tratamento. Liderada por pesquisadores holandeses a publicação agrupa dados de cinco estudos já publicados e 3 estudos não publicados, num total de 5914 mulheres e procura avaliar o número de eventos sexuais satisfatórios com e sem uso da Flibanserina, além dos eventuais efeitos adversos, tais como tonturas, sonolência, náuseas e fadiga. E aí começam as más notícias.

         A droga não se associou com melhora significativa na esfera da sexualidade e para complicar ela aumentou o risco dos diferentes efeitos colaterais. A presença de efeitos colaterais duplicou a chance da mulher para de usar a medicação. A impressão global de melhora do desejo sexual, segundo a avaliação das usuárias, variou de mínima a nula. O resultado é tão decepcionante que os autores do artigo recomendam novos estudos com inclusão de diferentes grupos populacionais, e, particularmente, a inclusão de mulheres com comorbidades, uso de medicamentos, e menopausa cirúrgica, antes da droga vir a ser recomendada rotineiramente. Pelo jeito, no caso da Flibanserina a excitação se transformou em frustração.

(Jasper et al. Efficacy and Safety of Flibanserin for the Treatment of Hypoactive Sexual Desire Disorder in Women: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Intern Med. doi: 10.1001/jamainternmed.2015.8565. February 29, 2016)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal