Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Acupuntura é efetiva na prevenção da enxaqueca

Alexandre Faisal

20/01/2017 11h27

Resultado de imagem para migraine

Enxaqueca é três vezes mais frequente em mulheres. Uma meta-análise avalia se a acupuntura funciona para prevenir as crises. 

Você prefere prevenir crises de enxaqueca com acupuntura ou medicamentos ? Clique aqui para votar

         Enxaqueca, um transtorno neurológico crônico, resultante de desequilíbrio neuro-químico cerebral, afeta a vida de muita gente. O desequilíbrio decorre de uma mistura de hábitos e estilo de vida com predisposição genética. 15% da população apresentará um episódio de enxaqueca ao longo da vida que não resume a dor de cabeça, moderada a intensa, com duração de 4 horas a 3 dias. Náuseas, vômitos, aversão à claridade, hipersensibilidade ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, tontura, ansiedade e depressão podem estar presentes.

         Para as pessoas que usam e, às vezes, abusam das medicações, existe grande expectativa com métodos alternativos de prevenção das crises. Será a acupuntura uma opção?. Para responder esta pergunta a fundação Cochrane atualizou uma meta-análise conduzida em 2009, incluindo 22 novos estudos, que somados incluíram 4985 participantes.  Os resultados principais foram a freqüência de crises e a redução de pelo menos 50% no número de crises após tratamento. Vamos aos resultados: na comparação com o tratamento profilático com medicamentos a acupuntura foi mais efetiva na redução das crises, num primeiro momento. Com o passar do tempo, no entanto, esta superioridade tendia a diminuir. Após três meses, a frequência de cefaléia foi reduzida pela metade em 57% dos participantes que receberam acupuntura e em 46% nos que receberam medicação profilática. Após seis meses, o benefício da acupuntura era apenas ligeiramente superior (59% versus 54%).

         A boa notícia é que os efeitos adversos foram sempre menores no grupo da acupuntura. Tudo somado pode-se afirmar que acupuntura é tão eficaz quanto as drogas profiláticas, tornando-se assim uma opção de tratamento preventivo para os pacientes enxaquesos que estão dispostos a se submeterem a este tratamento. Se você sofre de enxaqueca e tinha dúvida sobre usar ou não acupuntura, pode ficar tranqüilo. Esta decisão não vai de causar nenhuma dor de cabeça e talvez até te ajude a ficar livre dela.

(Linde K, Allais G, Brinkhaus B, et al. Acupuncture for the prevention of episodic migraineCochrane Database Syst Rev. 2016 Jun 28;(6):CD001218. doi: 10.1002/14651858.CD001218.pub3).  

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal