Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

O que é mais importante para ser feliz?

Alexandre Faisal

21/12/2018 15h11

Na sua opinião , o que é mais importante para ser feliz ? Clique aqui para votar

O século XXI até o presente momento está cheio de paradoxos: se por um lado progresso estamos vivenciando desenvolvimento econômico sem precedentes e melhorias na longevidade, saúde e alfabetização, por outro lado despertam grandes preocupações as mudanças climáticas, pobreza persistente nos países mais pobres e aumento da desigualdade de renda e da infelicidade em muitos países ricos. Isso mesmo a infelicidade reina em muitos países onde deveria ser uma raridade. Que tal avaliar regularmente o grau de felicidade (ou o infelicidade) por meio de métricas científicas e matemáticas ?. Esta é a ideia de editorial recente do periódico Science. A assunção é de que métricas de bem-estar, derivadas de pesquisas em grande escala e questionários que captam os determinantes econômicos e não econômicos do bem-estar individual podem ser úteis para entender o que está acontecendo com as pessoas. Para citar um exemplo, os Estados Unidos, uma das mais ricas economias do mundo, apresenta queda na expectativa de vida em função de suicídios e mortes por overdose de drogas e álcool. Muitos estudos demonstram que fatores não econômicos,  tais como normas, expectativas e estigma, importam mais para o bem-estar humano do que alguns modelos econômicos podem imaginar. Mais ainda, pesquisas sugerem que níveis mais altos de felicidade e otimismo tendem a levar melhores resultados individuais futuros, incluindo renda, saúde e formação de laços de amizade. Mas o assunto felicidade é complexo já que admite-se interação de determinantes genéticos do bem-estar (como certos aspectos da inteligência e do sistema imunológico) com os ambientais, na determinação dos resultados favoráveis de longo prazo tanto no aspecto econômico como na saúde do indivíduo. O certo é que a ligação entre bem-estar, produtividade e saúde são fundamentais o futuro sustentável.

A recomendação é avaliar 3 três dimensões distintas de bem-estar: hedônico, avaliativa e eudaimonica. As métricas hedônicas capturam os estados afetivos dos indivíduos – como diversão, estresse ou raiva – e o papel que elas desempenham na vida diária. Eles avaliam a qualidade de vida diária, como os efeitos de várias condições de saúde, e avaliam os efeitos do envolvimento em comportamentos como fumar ou se exercitar. As métricas de avaliação, que são as mais comuns, avaliam a satisfação das pessoas com suas vidas ao longo da vida, inclusive se podem escolher o tipo de vida que desejam levar. As métricas eudaimônicas perguntam se os indivíduos têm propósito ou significado em suas vidas. Detalhe: a pobreza é ruim para todas as dimensões do bem-estar, mas após um certo ponto, mais dinheiro não melhorará o humor ou as amizades. Para concluir os autores apresentam uma lista de aspectos relacionados a maior satisfação com a vida, com dados mundiais. São eles, por ordem: renda familiar, sorriu ontem, aprendi algo ontem, não ter problemas de saúde, liberdade para escolher o que você faz com sua vida, crer/trabalhar duro, diploma da faculdade, emprego full time.

Como se vê a satisfação com a própria vida em todo o mundo se correlaciona com renda, saúde, emprego e educação, mas também bem como com humor positivo, liberdade e crenças sobre os benefícios do esforço de trabalho. O Butão fez da Felicidade Nacional Bruta sua estratégia oficial de desenvolvimento em 2008. O Butão tem muito a nos ensinar.

(Carol Graham, Kate Laffan and Sergio Pinto. Well-being in metrics and policy. Science Science 362 (6412), 287-288.. DOI: 10.1126/science.aau5234)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal