Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Espiritualidade se associa com melhores resultados na Fertilização in Vitro

Alexandre Faisal

27/03/2019 10h32

 

Você acredita que ter fé pode ser útil para o sucesso de tratamento de infertilidade ?. Clique aqui para votar

Mais de 80% da população do planeta professa uma religião. Apesar disto a relação entre religião e medicina é bastante controversa. No entanto, muitos estudos em diferentes áreas da medicina sugerem que religião, espiritualidade ou fé contribuem positivamente para desfechos de saúde. Não só isso, religião e espiritualidade são estratégias de enfrentamento que podem ser muito úteis face ao adoecimento. Sem contar os demais estresses da vida. Em tese a religiosidade pode, por meio da redução do estresse psicológico e da busca e obtenção de suporte social,  melhorar a imunidade,  a aderência ao tratamento  e até mesmo a qualidade de vida do doente. A infertilidade é um dos estresses que a vida pode impor para alguns casais. E embora as técnicas e o número de Fertilização in Vitro (FIV) tenham se ampliado no mundo todo, ultrapassando mais de 2 milhões de nascimentos, os resultados dos procedimento nem sempre são satisfatórios. Menos de 50% dos casais consegue realizar o desejo de ter um filho por meio da FIV. Será que o o envolvimento espiritual pode influenciar de maneira positiva aspectos psicológicos e físicos das mulheres submetidas a FIV?. Esta interessante questão foi o tema de pesquisa nacional publicado no Journal Psychosomatic Obstetrics & Gynecology. Eles procuraram avaliar o impacto da fé, religião e espiritualidade sobre os resultados de uma técnica de FIV, a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ou ICSI) analisando dados de 877 pacientes receberam. Os dados obtidos por meio de questionário com informações sobre fé, religiosidade e espiritualidade foram relacionados aos resultados ICSI. A maioria das participantes eram católicas e evangélicas, mas havia pacientes espíritas e mulheres que não se identificaram com nenhuma religião.

O resultados mais curioso foi  o aumento significativo na fertilização, obtenção de embriões de alta qualidade e maior taxa de gravidez entre mulheres espíritas e evangélicas. Pacientes que incluíram o diagnóstico e tratamento da infertilidade nas suas orações apresentaram um aumento da taxa de gravidez. Em contrapartida,  aquelas que relataram que sua fé foi negativamente afetada após o diagnóstico de infertilidade apresentaram diminuição da taxa de embriões de alta qualidade. O cancelamento do ciclo foi negativamente correlacionado com a freqüência das reuniões religiosas, e a freqüência das orações foi positivamente correlacionada com resposta satisfatória à estimulação ovárica. Finalmente, a crença no sucesso do tratamento positivamente influenciou a qualidade do embrião.

O conjunto dos dados favorece a hipótese do melhor enfrentamento associado possivelmente a menor ansiedade e depressão que prejudicam os tratamentos de infertilidade de modo geral. O adequado funcionamento neuro-hormonal explicaria o elo entre mente e corpo, entre espiritualidade e fecundidade. O estudo tem limitações tais como ausência de definição clara do que é fé, número e intensidade das orações e participação de outros fatores não dimensionados. Mas tem o mérito de investigar o que para muitas pessoas é um pouco renegado pela ciência: a fé e espiritualidade. E pelo jeito ambas têm muito a contribuir com nosso conhecimento.

(Braga et al. (2018): Role of religion, spirituality, and faith in assisted reproduction,Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1080/0167482X.2018.1470163)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal