Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Solidão quase duplica risco de depressão/ansiedade em jovens e idosos

Alexandre Faisal

05/07/2019 12h44

Você se sente solitária(o) ?. Clique aqui para votar

Nas últimas décadas, tem havido um interesse crescente na relação entre morar sozinho e transtornos mentais comuns, em particular a presença de depressão e ansiedade. Globalmente, a prevalência ao longo da vida dos transtornos mentais comuns (TMC) é de cerca de 30%. Mais grave ainda, este tipo de transtorno do humor têm um grande impacto na qualidade de vida, no surgimento de doenças físicas, na mortalidade e até econômico. Outro aspecto é que em muitos locais, a proporção de indivíduos que moram sozinhos está aumentando devido a fatores como o envelhecimento da população, menores taxas de casamento e maiores taxas de divórcio. No Reino Unido a extensão e impacto da solidão é tal que recentemente criaram o cargo de ministro da solidão para enfrentar o problema. Um estudo liderado por pesquisador da Universidade de Versalhes na França procurou avaliar a associação entre morar sozinho e TMC e os fatores que podem estar por trás dessa associação. Os resultados tem clara implicação na identificação de populações vulneráveis e no estabelecimento de estratégias efetivas para melhorar a saúde mental desta população. Os autores da pesquisa usaram dados das Pesquisas Nacionais de Morbidade Psiquiátrica de 1993, 2000 e 2007, do Reino Unido. Mais de 20 mil pessoas foram avaliadas. Os TMC foram avaliados usando o "Clinical Interview Schedule-Revised" (CIS-R), um questionário focado na ocorrência de sintomas psiquiátricos na semana anterior à da entrevista. Solidão foi avaliado por meio de outro instrumento (SFQ) que avaliou a percepção do indivíduo de sentir-se nas 2 últimas semanas.

Vamos aos resultados. A prevalência dos que moravam sozinhos variou de 8,8% a 10,7% entre 1993 e 2007. Do mesmo modo, a prevalência de TMC oscilou entre 20 e 25% neste intervalo. Mas o resultado mais interessante mostra que morar sozinho aumentou entre 63% e 88% o risco de TMC. No geral, a solidão explicou 84% da associação morar sozinho com TMC, ou seja, foi o fator mais significativo para explicar esta triste associação. A magnitude da associação permaneceu relativamente estável entre 1993 e 2007. Esta associação foi observada em todas as faixas etárias, incluindo adultos jovens e de ambos os sexos. O resultado da pesquisa reforça e amplia o conhecimento de estudos prévios. A explicação está no modo como a pessoa solitária vive e age. Ruminação do pensamento, avaliação negativa dos vínculos sociais, desregulação imunológica e até a presença de vícios  são usados nas explicações da relação entre morar sozinho e depressão. Par ficar num exemplo, pesquisadores já haviam observado que o isolamento social referido aumenta o risco de desregulação imunológica, e tanto a supressão quanto a ativação imunológica são conhecidas como características-chave da depressão e de outros transtornos mentais.

O que fazer?. Promover ou minimizar a solidão das pessoas. Dentre as intervenções previamente relatadas para diminuir os níveis de solidão estão intervenções de facilitação social, terapias psicológicas, prestação de cuidados de saúde e sociais, intervenções com animais e desenvolvimento de lazer/habilidades. Novos estudos devem trazer mais luz neste aspecto, mas a mensagem é clara: solidão combina com depressão. E nem um dos dois é legal.

(Jacob L, Haro JM, Koyanagi A (2019) Relationship between living alone and common mental disorders in the 1993, 2000 and 2007 National Psychiatric Morbidity Surveys. PLoS ONE 14(5): e0215182. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0215182)

 

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal