Topo

Na sala de parto, pai também precisa de suporte e apoio

Alexandre Faisal

16/09/2014 10h52

Clique para acessar conteúdo externo

 

É cada vez mais comum a presença do pai na sala de parto. Um estudo canadense compara a satisfação do casal no trabalho de parto e nascimento do bebê. 

Na sua opinião, o pai deve estar presente na sala de parto ?  Clique aqui para votar

         É cada vez mais comum a presença do pai na sala de parto. Mas estudos comparando o grau de satisfação dos genitores, pai e mãe, são menos comuns. Se por um lado, uma boa experiência da mãe é importante no vínculo que será estabelecido com o bebê, por outro, não se sabe exatamente como o pai se sente. Pois bem, um estudo realizado em Quebec, Canadá, procurou preencher esta lacuna é comparar como se sentiram 200 mães e 200 pais que acompanharam o parto. Eles foram entrevistados, por meio de uma escala específica para avaliação da satisfação com o parto, 12 a 24 horas, após o nascimento do bebê, durante um período de 6 semanas. Vejamos como se saíram os papais.

         Para começar, pai e mãe, consideraram a experiência muito boa, altamente satisfatória. E ambos pontuaram menos na escala se o parto foi cesariana. A saúde do bebe foi outro fator decisivo na experiência do casal. Um bebe saudável ao nascer contribuiu muito para o bem estar do casal. Mas existem pequenas e importantes diferenças entre os genitores. O tempo do trabalho de parto e eventuais lacerações vaginais diminuíram a satisfação das mulheres. E, no geral, os pais se mostraram menos preparados para o parto. E isso independia do número de filhos do casal. Os pais, ao contrário, das mães também desaprovaram o parto fórceps. Para eles procedimentos que poderiam ser classificados apenas como "intervenções obstétricas" não foram bem vistos. Finalmente, os autores concluem que os pais receberam menos suporte durante o nascimento. Isso mesmo, os pais é que ficaram mais abandonados neste quesito.

         A recomendação da pesquisa é levar em conta a experiência do nascimento de cada um dos pais e de apoiá-los nesse sentido, adaptando a prestação dos cuidados no momento do parto. O impacto desta vivência sobre a paternidade é ainda um tema a ser explorado. Mas até lá, fica esta mensagem, papais na sala de parto também precisam de cuidados especiais.

(Bélanger- Lévesque M-N, Pasquier M, Roy-Matton N, et al. Maternal and paternal satisfaction in the delivery room: a crosssectional comparative study. BMJ Open 2014)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na sala de parto, pai também precisa de suporte e apoio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Mais Posts