Topo

Dá para confiar nas camisinhas disponíveis no Rio de Janeiro ?

Alexandre Faisal

23/02/2017 22h11

Clique para acessar conteúdo externo

 

Camisinhas são disponibilizadas em unidades de saúde e ganham destaque da mídia no Carnaval. Um estudo brasileiro avalia a qualidade do preservativo masculino 

Você ou seu parceiro se preocupam com qualidade da camisinha que vocês usam ? Clique aqui para votar

        A qualidade dos preservativos disponíveis no Brasil tem sido debatida desde 1987, quando os preservativos foram incluídos na categoria de produtos farmacêuticos. Os preservativos permanecem Jurisdição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sob tutela do Ministério da Saúde. Preservativos masculinos têm função dupla, protegendo contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST). A incidência de DST tem aumentado no Brasil graças ao baixo nível socioeconômico, condições culturais precárias e falta de educação sexual adequada, particularmente entre os jovens. A qualidade dos preservativos de látex pode variar de acordo com o lote,  diferenças na tecnologia de fabricação e lote de fabricação, resultando em variação de qualidade considerável. Do ponto de vista da contracepção, o preservativo falharia na ordem de 15 gravidezes em 100 mulheres que usam cada ano.

          Um estudo liderado por pesquisadores da FIOCRUZ procurou avaliar a qualidade dos preservativos masculinos no Rio De Janeiro. De 2009 a 2011, foram avaliadas 20 marcas de preservativos masculinos por lote de 8 manufaturas – tanto domésticas quanto importadas – comercializadas no Rio de Janeiro. Os preservativos foram avaliados quanto ao comprimento, largura, espessura, furos, integridade da embalagem primária, volume de ruptura, pressão de ruptura, etiquetagem e embalagem. A ausência de furos é considerada o teste mais importante foi realizada por meio de método elétrico e  visual. As 4000 unidades avaliadas eram marcas nacionais (13) e estrangeiras (7).  Os resultados são impressionantes e preocupantes: das 20 marcas avaliadas, 17 foram consideradas não-conformes, em pelo menos uma das análises realizadas. Em 3 das marcas havia número excessivo de furos. Em 13 a capacidade volumétrica e pressão de ruptura eram inadequadas, o que poderia resultar em ruptura ou escape do condom.

          As implicações do estudo são evidentes: os controles de qualidade devem ser ainda maiores sobre os fabricantes de camisinha. Com estes resultados muitos podem se sentir inseguros ao fazerem sexo seguro.

(Duarte et al. Quality evaluation of commercially available male condom in Rio de Janeiro, Brazil, 2009–2011. Reproductive Health(2016) 13:145)

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dá para confiar nas camisinhas disponíveis no Rio de Janeiro ? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Mais Posts