Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Mulheres brasileiras ativas fisicamente estão mais satisfeitas sexualmente

Alexandre Faisal

23/12/2014 18h09

A prática de atividades física e esportes entre as mulheres é cada vez mais comum. Um estudo brasileiro avalia se mulheres mais ativas fisicamente são mais felizes sexualmente 

Você acha que a prática de atividades físicas/esportiva melhora a sexualidade da mulher?  Clique aqui para votar

         Uma atividade raríssima entre as mulheres, em décadas passadas, a prática de esportes é hoje muito comum. Além da piora do humor e comprometimento do bem estar psicológico, a inatividade física insuficiente se associa com obesidade, diabetes, doença coronariana e vários tipos de câncer. Mas será que praticar esportes e atividades físicas melhora também o desempenho sexual?. Um estudo brasileiro com 370 mulheres, entre 40 e 65 anos, atendidas em unidades públicas de saúde da cidade de Natal, Alagoas procurou esclarecer esta relação. Foram utilizados questionários para avaliar características sócio-demográficas, clinicas, comportamentais, atividade física e sexualidade. Quanto aos resultados, impressiona o fato de que 67% delas apresentaram algum grau de disfunção sexual. Outro dado é a constatação de que mulheres sedentárias apresentaram maior prevalência de disfunção sexual (79%) quando comparadas as mulheres ativas (57%).

         No geral, mulheres fisicamente ativas se saíram muito melhor na avaliação da sexualidade: elas obtiveram maiores escores em todos os domínios do desempenho sexual: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, mais satisfação e menos dor. O tipo de estudo não permite elucidação das causas desta feliz associação, mas imagina-se que mulheres na meia idade que se exercitam sejam mais saudáveis, com menos sintomas da perimenopausa e isso contribuiu para uma vida sexual melhor. Outra hipótese é a hormonal, com a liberação de opióides endógenos, que tem efeito relaxante e incremento da transmissão nas sinapses das monoaminas, de maneira semelhante ao efeito obtido com o uso dos antidepressivos.

          O fato é que a atividade física parece influenciar favoravelmente a função sexual de mulheres de meia idade e, portanto, elas devem ser encorajadas a se exercitaram para melhorar a função sexual. Algumas podem lembrar ainda que fazer sexo já é uma atividade física. Outras podem ressaltar que é como, ainda que mais prazeroso do que tomar um antidepressivo.

(Cabral et al. Atividade física e função sexual em mulheres de meia idade. Revista da Associação Médica Brasileira; 2014, 60(1): 47-52 )

As minhas leitoras (e leitores) um Feliz Natal e ótimo ano de 2015.

Volto em janeiro. Abraço

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal