Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Endometriose também aumenta complicações obstétricas

Alexandre Faisal

03/08/2016 09h46

 

 

Endometriose é importante causa de infertilidade feminina. Mas será que mulheres com endometriose que engravidam apresentam pior prognóstico na gravidez?. Um estudo escocês tem (algumas) respostas para esta questão      

Você sabe o que é endometriose ? Clique aqui para votar

 

         Endometriose é doença ginecológica, complexa e crônica, que afeta as mulheres em idade reprodutiva. Ela está associada com dor pélvica, infertilidade, piora na qualidade de vida e perda de produtividade. Estima-se que entre 2 e 10% da população feminina, geral, e até 40% das mulheres com queixas de infertilidade e/ou dor pélvica tenham endometriose. Mas será que as mulheres portadoras da endometriose apresentam piores resultados obstétricos caso engravidem?. Esta interessante pergunta foi o tema de uma pesquisa de base populacional, prospectiva, realizada na Escócia. Os pesquisadores usaram dados nacionais que cobriam período de 30 anos, entre 1981 a 2010. Foram comparados os resultados obstétricos de 5375 mulheres com endometriose confirmada por procedimento cirúrgico com 8710 mulheres sem endometriose que engravidaram na mesma época.

          Os resultados nada animadores mostram que a endometriose também tem repercussão negativa sobre a gestação. Diversas complicações foram mais freqüentes nestas mulheres: placenta com inserção baixa no útero, a chamada placenta prévia, aumento de hemorragias de causa indefinida e sangramento após o parto. Parto prematuro foi 26% mais comum nas gestações após endometriose. Já o risco para abortamento precoce e gravidez nas trompas se mostrou aumentado entre 80% e 170%, respectivamente, neste mesmo grupo de gestantes. Vale mencionar que o aumento relativo dos riscos na comparação entre os grupos é baseado em pequeno número de casos de complicações obstétricas, o que não invalida a associação. Outros estudos prévios realizados, em outros países, confirmam estes achados.

         A explicação para tais resultados está nas anomalias funcionais e estruturais do endométrio, local onde ocorrerá a implantação do embrião e desenvolvimento da placenta. É possível que falhas ocorram neste processo. Mas antes que as mulheres com histórico de endometriose e que planejam engravidar fiquem apreensivas cabe também destacar que os autores não sabem explicar porque outros resultados obstétricos adversos tais como distúrbios hipertensivos da gravidez, descolamento placentário e baixo peso ao nascer do bebê não foram influenciados pela endometriose. Mas convenhamos, melhor não saber explicar a ausência de complicações do que o contrário.

(Saraswat et al. Pregnancy outcomes in women with endometriosis: a national record linkage study. BJOG 2016; DOI: 10.1111/1471-0528.13920)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal