Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Música alivia a dor no trabalho de parto

Alexandre Faisal

30/04/2015 11h18

 

A dor e ansiedade, habitualmente,  aumentam com a evolução do trabalho de parto. Um estudo turco avaliou se a música pode ter impacto positivo nestes parâmetros. 

Você acha interessante ouvir música no trabalho de parto ?  Clique aqui para votar

         Muitas mulheres experimentam dor e ansiedade a medida que o trabalho de parto progride. Especialmente se elas estão na primeira gravidez. Admite-se que até 60% das mulheres experimentam uma dor intensa e que 50% das mulheres em trabalho de parto não ficam satisfeitas com o alívio da dor após receberem analgésicos. Claro que quanto maior a  ansiedade maior é a sensação de dor. Logo, a dor do parto pode ser modificada por meio de mecanismos psicológicos e fisiológicos. Será que isso inclui o uso de música no trabalho de parto?.

          Foi exatamente isso o que fizeram pesquisadores da Turquia. Eles realizaram um ensaio clínico para avaliar o efeito da música no trabalho sobre a dor e ansiedade, hemodinâmica materna, parâmetros fetal-neonatal e demanda de analgésicos no pós-parto em mulheres que estavam dando a luz pela primeira vez. Foram incluídas 156 parturientes, sendo que elas foram distribuídas aleatoriamente para um grupo que receberam música ao longo do trabalho de parto ou um grupo controle, sem música. A intensidade da dor e nível de ansiedade foram medidas utilizando uma escala visual analógica. Quanto aos resultados, as mães no grupo de musicoterapia tiveram um menor nível de dor e ansiedade em todas as fases do trabalho de parto. Mesmo a pressão arterial e frequência cardíaca materna destas mulheres apresentaram comportamento mais adequado. E finalmente, elas pediram menos analgésicos no pós-parto. Uma curiosidade: todas as mulheres no grupo de música claramente manifestaram o desejo de continuar a terapia de música até o nascimento do bebê.

A conclusão do estudo é que musicoterapia pode ser clinicamente recomendada como uma alternativa, segura, fácil, não invasiva e não medicamentosa para aliviar a dor e melhorar o bem-estar materno-fetal. Pelo jeito é o tipo de procedimento que tem tudo para agradar as mães, os bebês e até os obstetras.

(SDimavli et al. Effect of Music on Labor Pain Relief, Anxiety Level and Postpartum Analgesic Requirement: A Randomized Controlled Clinical Trial. Gynecol Obstet Invest 2014;78:244–250)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal