Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Terapia mente-corpo é efetiva para tratar lombalgia

Alexandre Faisal

22/07/2016 12h20

 

O tratamento medicamentoso da lombalgia, um problema muito comum e incapacitante, apresenta limitações e efeitos colaterais. Um estudo americano avalia se a terapia mente-corpo (mindfulness theraphy) é efetiva como opção de tratamento      

Você opta (optaria) pela terapia mente-corpo para tratamento da lombalgia ? Clique aqui para votar

         Dor nas costas é um dos maiores problemas de saúde em diversos países do mundo. Ela afeta a qualidade de vida das pessoas, a produtividade e a saúde, de modo geral. Há um verdadeiro desafio entre profissionais de saúde e pesquisadores em encontrar tratamentos eficazes para a maioria das pessoas. Será que uma abordagem focada na redução do estresse pela terapia mente-corpo, a "mindfulness theraphy" é uma opção?. Nesta terapia, procura-se ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes de como elas se sentem emocionalmente e fisicamente. A partir desta conscientização, elas aprendem a aceitar, tolerar e lidar melhor, em vez de reagir aos problemas, de forma que eles fiquem ainda maiores. Um ensaio clínico realizado no estado de Washington avaliou 342 adultos, entre 20 e 70 anos, com dor lombar com duração mínima de 3 meses. Eles foram randomizados para três grupos de tratamento: terapia mente-corpo, terapia cognitiva comportamental e cuidados habituais. As avaliações foram feitas após 8, 26 e 52 semanas da inclusão num dos grupos.

         O resultado mais significativo mostra que a terapia de redução de estresse (mindfulness) e a terapia cognitiva tiveram melhores resultados, tanto em termos da dor quanto da capacidade de funcionar em atividades diárias. Melhor ainda, esses benefícios persistiram após um ano. Na opinião dos autores, estes tratamentos oferecem uma alternativa aos tratamentos existentes para a dor crônica nas costas. Como todos nós sabemos  e, as vezes, já vivenciamos, estes tratamentos habituais não são úteis para todos os indivíduos, são frequentemente limitados e muitos incorrem em efeitos colaterais.

        Novas investigações são propostas para avaliar eficácia após 1 ano e motivos pelos quais a "mindfulness theraphy" funciona. Os cientistas reconhecem que eles não sabem como isso ocorre e admitem que apesar de serem duas terapias distintas elas apresentam eficácias semelhantes. Quem sofre de dor nas costas deve estar se perguntando: "who cares ?".

(Effect of Mindfulness-Based Stress Reduction vs Cognitive Behavioral Therapy or Usual Care on Back Pain and Functional Limitations in Adults With Chronic Low Back Pain Cherkin DC, Sherman KJ, Balderson BH, et al. JAMA. 2016;315(12):1240-1249. doi:10.1001/jama.2016.2323)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal