Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Taxa de falha de aplicativo para controle da fertilidade é de 1%

Alexandre Faisal

23/08/2018 15h25

Imagem relacionada

Você confia(ria) num aplicativo para controle dos dias férteis ? Clique aqui para votar

Usar método contraceptivo é fundamental como todas mulheres sabem. Nenhuma delas que aumentar as estatísticas de gestação não planejada que atingem 60% em diversas populações e países do mundo, incluindo o Brasil. Por outro lado, muitas mulheres querem optar por métodos mais naturais, mas lamentam o fato deles não serem eficazes. Assim a opção por abstinência nos dias férteis, a famosa "tabelinha", fica muito limitada. Mas este cenário tem tudo para mudar já que novas tecnologias estão sendo utilizadas para alegria das mulheres. Principalmente as mulheres conectadas. Um novo aplicativo para controle da fertilidade, denominado Natural Cycles, aprovado pelo FDA, e desenvolvido por empresa Suíça, com sede atual em Estocolmo, é a sensação do momento. O aplicativo cria algoritmo exclusivo que leva em conta a temperatura corporal da mulher, além de outros fatores, como a sobrevivência do esperma, as irregularidades do ciclo menstrual. Ele não só detecta a ovulação e as diferentes fases do seu ciclo, como também calcula previsões precisas para os próximos ciclos.E pelo jeito funciona.

Um estudo patrocinado pela empresa e com participação de pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia e Princeton, nos Estados Unidos avaliou, prospectivamente, mais de 22.785 mulheres e 224.563 ciclos menstruais, no que é considerado o maior estudo prospectivo sobre contracepção natural. As mulheres tinha em média 29 anos de idade. Os resultados mostram que a taxa de eficácia resultante para o uso perfeito é de 99% e para o uso típico é de 93%. A falha no uso perfeito ocorre pela falha do método (permitir relação em dia fértil) ou uso incorreto de outro método (com por exemplo, camisinha) num dia fértil. A falha no uso típico decorre de todas causas possíveis incluindo ter relação num dia permitido. Os resultados são excelentes quando comparados com aqueles obtidos com métodos comprovadamente eficazes, como por exemplo os métodos hormonais tipo pílula, injetável hormonal e anel vaginal. O custo do aplicativo é relativamente baixo: 50 dólares anuais, o que dá direito a um termômetro top de linha.

Antes que as mulheres decidam mudar de método, vale destacar duas advertências dos próprios criadores do aplicativo: os ciclos irregulares e a mensuração correta da temperatura que pode estar alterada diante de estado gripal. Como se vê nem tudo é perfeito, e imagino que poucas mulheres ficarão confortáveis ao explicarem um gestação não planejada como resultado de uma gripe.

(Scherwitzl et al. Perfect-use and typical-use Pearl Index of a contraceptive mobile app. Contraception 96 (2017) 420–425)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal