Topo

Histórico

Categorias

Blog do Dr. Alexandre Faisal

Consumo de maconha em jovens aumenta risco de depressão na idade adulta

Alexandre Faisal

26/04/2019 16h49

Você acha que consumo de maconha na adolescência agrava risco de depressão na idade adulta ?. Clique aqui para votar

O tema é atual e está situado no amplo debate que ocorre no Brasil sobre a legalização das drogas. Ou pelo menos aquelas consideradas leves como a maconha.   A cannabis é a droga mais utilizada pelos adolescentes no mundo inteiro. Dados nacionais indicam que 4% dos nossos adolescentes usaram a droga uma vez na vida, sendo que 3% o fizeram no último ano. Neste caso há empate com o uso entre adultos.  Mais importante que o alto consumo é a constatação de que o uso de maconha por adolescentes aumenta diretamente o risco de desenvolvimento de psicose. No entanto, o impacto negativo da droga sobre o humor e risco de suicídio na idade adulta jovem não havia sido claramente documentado. Pois bem, agora isso é coisa do passado já que uma publicação no JAMA de pesquisadores canadenses e do Reino Unido traz novidades preocupantes.

Os autores do estudo realizaram uma meta-análise com 269 artigos sendo que 11 estudos compreendendo 23317 indivíduos foram usados para a análise quantitativa. Os estudos longitudinais e prospectivos usados na meta-análise, avaliaram o uso da cannabis em adolescentes com menos de 18 anos (pelo menos 1 ponto de avaliação) e o posterior desenvolvimento de depressão na idade adulta jovem (18 a 32 anos). Os resultados mais importantes mostram que a chance do adolescente usuário de maconha desenvolver depressão na idade adulta jovem na comparação com não usuários era 37% maior.  O cenário é ainda pior para penar em se matar, com aumento de 50% no risco e para tentativa de suicídio. Neste caso o risco para 3,5 vezes maior.

A conclusão é que embora o risco em nível individual do uso de maconha entre jovens seja considerado de baixo à moderado, a alta prevalência do consumo neste grupo etário causa preocupação. Já que em alguns casos, a depressão e suicídio podem ser atribuídos ao consumo de maconha e não á outras causas. Trata-se, portanto, de importante problema de saúde pública que deve ser devidamente abordado por políticas públicas de saúde.  E não pela polícia.

(Gobbi et al. Association of Cannabis Use in Adolescence and Risk of Depression, Anxiety, and Suicidality in Young Adulthood: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Psychiatry.  2019. doi:10.1001/jamapsychiatry.2018.4500; 2019)

Sobre o Autor

Alexandre Faisal é ginecologista-obstetra, pós-doutor pela USP e pesquisador científico do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Formado em Psicossomática, pelo Instituto Sedes Sapientiae, publicou o livro "Ginecologia Psicossomática" e é co-autor do livro "Segredos de Mulher: diálogos entre um ginecologista e um psicanalista”. Atualmente é colunista da Rádio USP (FM 93.7) e da Rádio Bandeirantes (FM 90.9). Já realizou diversas palestras médicas no país e no exterior. Apresenta palestras culturais e sobre saúde em empresas e eventos.

Sobre o Blog

Acompanhe os boletins do "Saúde feminina: um jeito diferente de entender a mulher" que discutem os assuntos que interessam as mulheres e seus parceiros. Uma abordagem didática e descontraída das mais recentes pesquisas nacionais e internacionais sobre temas como gravidez, métodos anticoncepcionais, sexualidade, saúde mental, menopausa, adolescência, atividades físicas, dieta, relacionamento conjugal, etc. Aproveite.

Blog do Alexandre Faisal