Osteoporose: você apresenta risco alto ou baixo?
Você conhece fatores de risco para osteoporose ? Clique para votar
Você já ouviu falar em osteoporose?. Muitas mulheres jovens não se preocupam com o problema, mas isso está mudando. À medida que as pessoas estão cada vez mais longevas é muito provável que você conheça alguém que sofreu uma fratura associada à osteoporose. Talvez conheça alguém que precisou ficar muito tempo acamada em decorrência de uma queda. O fato é que a osteoporose é um problema de saúde pública, afetando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, predominantemente a mulher na pós-menopausa. Estima-se que uma a cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos, em todo o mundo, apresentarão uma fratura osteoporótica. Após uma fratura, há risco de incapacidade de longo prazo, diminuição da qualidade de vida, perda de independência. Familiares das vítimas podem se sobrecarregar com os cuidados ao doente.
Dentre os fatores de risco há fatores genéticos que não podem ser modificados. De fato, o fator genético é um dos mais importantes determinantes da massa óssea. Mas há fatores de risco modificáveis tais como pouca exposição ao sol, dieta pobre em laticínios e cálcio em geral, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo. A Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF) disponibilizou um instrumento online para cálculo do risco que é muito interessante. A versão em português está disponível no site. Basta acessar riskcheck.osteoporosis.foundantion e fazer sua avaliação. O dia mundial de combate à osteoporose é celebrado no dia 20 de outubro e é maneira de conscientizar a população sobre o problema.
O ginecologista tem papel fundamental na promoção da saúde óssea da mulher, estimulando não apenas as mulheres mais velhas, na pós-menopausa, mas também as mais jovens, a adotaram comportamento mais saudáveis. Num momento tão complicado como este da pandemia do COVID, onde isolamento social é importante, cabe mencionar que existem modos de manter a atividade física em casa. Finalmente, estudos indicam que a massa óssea adquirida ao longo da vida é fundamental para diminuir risco de osteoporose na terceira idade. Portanto, todo dia é dia de prevenção da osteoporose.
(IOF Risk Check. https://riskcheck.osteoporosis.foundation)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.